bootstrap theme

Timeline

1948

O nascimento

A Molin nasceu, no decurso do ano de 1948, em Portugal. A marca foi fundada pelo empresário Mário Lino e encontrava-se inicialmente estabelecida em General Torres, localidade do concelho de Vila Nova de Gaia.
Nos primórdios da vida da Molin, e até meados de 1965, a empresa dedicava-se, essencialmente, à produção de bens artesanais, sendo a madeira o principal material utilizado no fabrico.  

1965

O Crescimento e Expansão

Em 1965, com o crescimento e desenvolvimento, não só da produção, como de toda a estrutura empresarial, surgiu a necessidade de uma mudança de instalações, tendo a empresa inaugurado as suas novas instalações em Canelas, localidade também situada no concelho de Vila Nova de Gaia.
Com o aumento da procura dos produtos da Molin, pelo mercado, desencadeou-se, simultaneamente, um crescimento da sua estrutura empresarial. Este crescimento empresarial pautou-se, não só por um aumento dos trabalhadores da empresa, como também pelo aparecimento e constante desenvolvimento de novos mecanismos científicos e tecnológicos, destinados a incrementar a produção e melhorar a quantidade e qualidade dos produtos por si produzidos. Foi neste contexto que a empresa passou a recorrer, essencialmente, à produção automatizada e à utilização de maquinaria de grandes dimensões.
A empresa laborou e permaneceu nas suas instalações em Canelas desde 1965 até ao seu encerramento, que veio a ocorrer em 2001. 

1980

Evolução da Produção 

Nos anos que se seguiram à reinstalação da empresa, a equipa técnica da Molin focou-se no desenvolvimento de produtos inovadores, que pudessem, ao mesmo tempo, corresponder às variadas exigências dos seus clientes. No âmbito desde processo de criação de produtos inovadores, destaca-se, como marco importante da vida da Molin, a criação, em 1980, de uma gama de marcadores com cem cores diferentes.
Posteriormente, no início da década de 90, a empresa desenvolveu a utilização, nesses mesmos marcadores, de uma tinta lavável, mantendo as mesmas cem cores, mas com uma tinta que veio a concretizar uma solução eficaz para alguns danos causados pela tinta normalmente utilizada na maior parte do material de desenho. 

2001

Encerramento da empresa e termo do uso da marca Molin 

Nos seus tempos áureos, a Molin chegou a empregar cerca de 160 trabalhadores e assumiu presença em quatro continentes, tendo chegado ao patamar de ser considerada uma das marcas mais importantes e com mais notoriedade em Portugal.
No decurso da década de 90, a empresa terá começado a apresentar dificuldades económico-financeiras, o que veio a culminar, em 2001, na sua declaração de insolvência e consequente encerramento da atividade.  

2019

O Renascimento

No período que se seguiu ao encerramento da Molin, o empresário Victor Pais, que detém a marca nacional Maber, veio a adquirir, no âmbito da liquidação judicial daquela empresa, um conjunto de maquinaria e moldes anteriormente utilizados pela Molin na sua produção.
Após ter passado a deter grande parte dos instrumentos produtivos da anterior Molin, o empresário Victor Pais veio mesmo a adquirir a titularidade do registo da marca Molin, tendo, dessa forma, concretizado o negócio que lhe veio a permitir fabricar e trazer de volta ao mercado os produtos anteriormente conhecidos, pelo publico em geral, pela sua qualidade e eficiência.
Em face de todo o seu percurso histórico, a Molin assume-se, no mercado português, como uma marca de grande notoriedade e, ao mesmo tempo, uma marca que é merecedora do depósito de confiança dos consumidores, atentos os elevados padrões de qualidade e durabilidade que sempre estiveram associados aos seus produtos.  

Localização

Rua Quinta de Baixo
Paços de Brandão

Contactos

Email: geral@molin.pt
TEL: (+351) 22 764 9073